Ensino emergencial não presencial CCBCI/DCI: encontros de orientação durante a pandemia de COVID-19

Processo: 23112.020582/2020-31

Coordenador: Paula Regina Dal Evedove

A pandemia mundial causada pelo Covid-19 culminou em uma série de mudanças sociais, sendo o ensino na modalidade presencial um dos diversos setores atingidos e inviabilizados.

Considerando a oferta de atividades curriculares regulares dos cursos de graduação em formato de Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE) com início em 31/08/2020, conforme Resolução do Conselho de Graduação n. 329, de 27 de julho de 2020, o Departamento de Ciência da Informação e a Coordenação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, amparados pelas orientações do Núcleo Docente Estruturante, estão promovendo ações de planejamento de atividades curriculares a serem ofertadas nesse período especial. Essas ações foram respaldadas nas diversas orientações e Resoluções publicadas pela Pró-Reitoria de Graduação para o Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE) dos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos, compreendendo:

- Momentos de discussões e reflexões coletivas do corpo docente do DCI sobre os processos de ensino e aprendizagem no formato ENPE;

- Avaliação do questionário aplicado aos alunos e alunas da graduação sobre a implementação do ensino remoto na instituição;

- Encontros de orientação e acompanhamento de discentes do curso de BCI/UFSCar durante a pandemia de COVID-19; e

- Momentos de discussões e reflexões coletivas entre Coordenação do Curso e alunos e alunas sobre os processos de ensino e aprendizagem no formato ENPE.

Dando sequência às atividades de planejamento realizadas, a proposta extensionista “ENSINO EMERGENCIAL NÃO PRESENCIAL CCBCI/DCI: encontros de orientação durante a pandemia de Covid-19” visa favorecer uma retomada das atividades curriculares mais consciente e esclarecida por parte dos alunos e alunas de BCI/UFSCar. Além disso, o acompanhamento e avaliação de todo o processo de Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE) é um mecanismo importante para a promoção de melhorias nas ações conduzidas, em atenção à oferta do primeiro período de 2021 neste mesmo formato.
Objetivos:
A realização dos Webinários visa esclarecer, orientar e acompanhar discentes do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre a retomada e a condução das atividades curriculares no formato de Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE). Considerando as mudanças na vida e no cotidiano dos alunos e alunas de BCI/UFSCar causadas pela pandemia de COVID-19, assim como a introdução do ensino remoto neste contexto, os Webinários também são destinados aos familiares e/ou pessoas que acompanham a formação acadêmica desses estudantes. Busca-se, com isso, criar um ambiente mais saudável e acolhedor durante todo o processo de ENPE, a fim de que os estudantes consigam concluir as atividades curriculares ao término do semestre e não haja evasão no curso de BCI/UFSCar.
Outras Informações Pertinentes:
Todos os Webinários de orientação promovidos ao longo do calendário acadêmico 2020 e no formato de Ensino Não-Presencial Emergencial (ENPE) serão realizados mediante a plataforma Google Meet, sendo amplamente divulgados por meio dos diversos canais de comunicação estabelecidos junto aos alunos e alunas da BCI/UFSCar. Para aqueles que não puderem assistir, os encontros serão gravados e disponibilizados posteriormente. Serão conferidos certificados de participação nas atividades de orientação e acompanhamento promovidas pela Coordenação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e pelo Departamento de Ciência da Informação.
O cronograma inicial contempla quatro encontros de orientação e acompanhamento, descritos no campo Evento. Contudo, outros Webinários poderão ser promovidos para atenderem situações futuras advindas por demandas institucionais ou necessidades específicas dos próprios discentes do curso.