Acompanhamento de discentes do curso BCI/UFSCar durante a pandemia de COVID-19
Coordenador:Januario Albino Nhacuongue
No dia 11/03/2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), prevendo o aumento do número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos.
Na UFSCar, a Portaria GR nº 4380, de 20 de março de 2020, revogando a Portaria GR nº 4371, de 15 de março de 2020, que estabelecia medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre membros da comunidade UFSCar, incluindo o replanejamento de rotinas e procedimentos de trabalho, como forma de prevenção aos problemas causados pelo Covid-19, prorrogou a suspensão de aulas, atividades curriculares e medidas de caráter temporário.
A Resolução CoG nº 319, de 27 de março de 2020, por sua vez, suspendeu os calendários acadêmicos e administrativos de todos os cursos presenciais da UFSCar, pelo período que perdurar a situação emergencial em saúde pública decorrente da epidemia causada pelo Covid-19 no estado de São Paulo.
Com a suspensão de aulas e de atividades curriculares na UFSCar, muitos alunos voltaram para suas famílias, para cumprir as medidas de isolamento social determinadas pelos órgãos da saúde. O isolamento social, incluindo distanciamento dos órgãos gestores da UFSCar, aliado às condições socioculturais e socioeconômicas das famílias, pode causar problemas de saúde mental, ansiedade, ociosidade, etc., e provocar evasão do curso.
O objetivo desta atividade é desenvolver ações de interação entre coordenação, docentes do departamento e alunos do curso de BCI/UFSCar, para garantir a assistência permanente do corpo discente durante a pandemia de Covid-19.
Para atingir este objetivo, foram programados dois encontros por semana, com duração máxima de 45 minutos, pelo ambiente Google Meet.
Além de acompanhar a saúde mental e a situação sociocultural e socioeconômica dos alunos, nesses encontros serão apresentadas questões de organização administrativa e desenvolvimento pedagógico da coordenação; ações institucionais em curso; programas de pesquisa (PIBITI, PIBIC e PIBIC-Af); linhas, grupos e projetos de pesquisa e de extensão de docentes do departamento. Também serão abordados outros assuntos de interesse sugeridos pelos próprios alunos.
Os encontros serão organizados pela coordenação do curso, com a participação de docentes do departamento, de grupos estudantis como Programa de Educação Tutorial (PET), Centro Acadêmico – CACIB, empresa júnior, e de especialistas convidados (por exemplo, especialistas em saúde mental como psicólogos).
As atividades descritas estão inseridas nas boas práticas de atuação na gestão escolar, que contribuem para a conscientização crítica e construção democrática dentro da educação humanizadora. Para Libâneo (2013), a melhoria do ensino-aprendizagem na escola depende da atuação da gestão escolar em seis áreas que dialogam entre si: 1) planejamento e projeto pedagógico-curricular feitos de forma democrática e coletiva, reconhecendo as questões sociais, políticas, pedagógicas e culturais da escola, bem como os problemas a serem superados; 2) organização e desenvolvimento do currículo, de forma democrática, considerando as questões culturais, científicas, o respeito, a valorização da diversidade cultural e das origens sociais; 3) organização e desenvolvimento do ensino considerando, por exemplo, o projeto pedagógico-curricular e plano de trabalho bem definidos e coerentes, assistência permanente aos professores e alunos, e práticas de gestão participativa; 4) práticas da gestão como legislação e normas, diálogo com a comunidade e com os alunos; 5) desenvolvimento profissional, que articula com o desenvolvimento pessoal e organizacional; 6) avaliação institucional da escola e da aprendizagem, para melhorar a qualidade de ensino.
Freire (1987) mostra-nos que a educação humaniza o homem quando lhe fornece critérios para o desenvolvimento de uma cultura problematizadora e conscientizadora, que constitui a força motriz para interpretar sua própria existência nas circunstâncias históricas em que vive. Por isso, a educação humanizadora não exclui ninguém no seu processo, pelo contrário, acolhe à luz dos princípios éticos, emocionais, sentimentais e no âmbito da política a favor da vida, da solidariedade, da autonomia e dos conhecimentos contextualizados. O diálogo na humanização do mundo representa uma das características fundamentais para construção de uma sociedade multicultural e democrática.
Por isso, espera-se, com esta atividade de humanização, evitar a evasão escolar por falta de motivação e/ou sentimento de abandono, principalmente, em alunos do primeiro ano.
Objetivos:
a) Mapear a saúde mental e a situação sociocultural e socioeconômica dos alunos durante a pandemia da covid-19, bem como discutir melhores estratégias de resposta com especialistas da área;
b) Apresentar questões de organização administrativa e pedagógica da coordenação como projeto pedagógico, estágios, atividades complementares, recursos e trancamentos, etc.;
c) Comunicar as ações institucionais em curso para retomada de atividades;
d) Apresentar a articulação ensino, pesquisa e extensão a partir dos programas PIBITI, PIBIC e PIBIC-Af;
e) Apresentar as linhas, os grupos e os projetos de pesquisa e de extensão de docentes do departamento;
f) Humanizar com base nas práticas da gestão democrática, coletiva e participativa, prevenindo evasões por ociosidade e/ou sentimento de abandono;
g) Manter o contato permanente entre coordenação, docentes e alunos.
Outras Informações Pertinentes:
Cronograma inicial:
1º Encontro - Mapeamento da saúde mental, da situação sociocultural e socioeconômica e conversa com especialista
2º Encontro - Apresentação do Curso e de ações institucionais em curso
3º Encontro - Explicação sobre atividades Complementares e disciplinas optativas/Eletivas
4º Encontro - Explicação sobre estágios/ênfases
5º Encontro - Apresentação dos grupos (PET, CACIB e Empresa júnior)
6º Encontro - Linha, grupo e projeto de pesquisa do docente
7º Encontro - Linha, grupo e projeto de pesquisa do docente
8º Encontro - Linha, grupo e projeto de pesquisa do docente
9º Encontro - Linha, grupo e projeto de pesquisa do docente