Projeto Pedagógico

Os cursos da UFSCar tem regime semestral e de créditos.

As disciplinas são agrupadas em períodos correspondentes à duração do curso. Assim, o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação é realizado em 4 anos, divididos em 8 períodos/semestres.

Por ser oferecido na região central do estado de São Paulo, que contempla um número elevado de indústrias tecnológicas, universidades federais, estaduais e particulares, dentre outros setores, o aluno de BCI tem grandes oportunidades de estágio, diferentes contextos para problematizar temas de pesquisa e amplos e variados espaços para agir com projetos de extensão.

A oferta de ênfases visa flexibilizar as possibilidades de construção, pelo aluno, de sua formação final para sua atuação como profissional, pesquisador e agente de intervenção e mudanças sociais.

A partir de um conjunto de quatro subáreas de ênfase, é possível que se opte por mesclar a aquisição de todos os seus conteúdos que estão distribuídos em:

  1. Informação, ciência e sociedade;
  2. Informação e discurso;
  3. Informação e inovação tecnológica;
  4. Informação empresarial (presentes a partir da grade de 2013).

Estas ênfases sistematizam tanto conteúdos específicos para atuação do profissional em nichos diferenciados da informação, bem como oferecem conteúdos voltados à capacitação dos graduandos no desenvolvimento de projeto de pesquisa voltados a pós-graduação em Ciência da Informação e áreas limítrofes.

Acesse o Projeto Pedagógico completo em versão PDF (Grade 2013)

Confira também o projeto pedagógico da grade 2004

 

Acompanhe o DCI e BCI também pelas redes sociais oficiais