Ingresso

A Universidade Federal de São Carlos, assim como diversas outras Instituições Federais de Educação Superior (IFES), utiliza o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Logo, o ENEM é o pré-requisito mínimo para o ingresso em qualquer curso da Universidade Federal de São Carlos.

A UFSCar, através do seu Programa de Ações Afirmativas (PAA), reserva 20% das vagas de cada curso de graduação para estudantes egressos do Ensino Médio integralmente cursado em escolas públicas. Destas, 35% das vagas são reservadas a estudantes negros. Também dentro do PAA, é realizado Processo Seletivo para candidatos indígenas. Para tanto, é oferecida uma vaga adicional em cada curso de graduação da UFSCar, totalizando 57 vagas para candidatos indígenas (que comprovem sua etnia com documento certificado pela Funai) e que tenham cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino e/ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública.

Acesse página da Pró-Reitoria de Graduação - ProGrad e conheça um pouco mais o processo seletivo na UFSCar.

 
Como é o curso na UFSCar?

Além do núcleo específico da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, são também oferecidas ênfases, para serem cursadas no último ano do curso. São elas:

  • Discurso, história e memória
  • Estudos sociais da Ciência e da Tecnologia
  • Informação para a competitividade empresarial
  • Transferência e comercialização da tecnologia

As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas dentro e fora da sala de aula propiciam a integração na aprendizagem, juntamente com os estágios em unidades de informação.

 
Mercado de Trabalho

Com o surgimento de inúmeros suportes para representação do conhecimento, principalmente os virtuais, a Biblioteconomia e Ciência da Informação passou no século XX por grandes mudanças. Atualmente, existe uma demanda pelo profissional dessa área para atuar no mundo da hipertextualidade, multi-midialidade e redes de conhecimento. Desse modo, algumas das possibilidades de atuação no mercado de trabalho são: unidades de informação como bibliotecas, centros de informação culturais e empresariais, núcleos de ensino e pesquisa, dentre outras.

Clique aqui e conheça um pouco mais o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 

Acompanhe o DCI e BCI também pelas redes sociais oficiais