XXIII ENANCIB

Submissões até 26 de junho

Boas-vindas ao XXIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação!

O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é um marco histórico na pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Nascido em 1994, tem como principal característica congregar e reunir autorias de todo o país e do exterior, visando a comunicação dos resultados de projetos de pesquisa, teses e dissertações dos cursos de pós-graduação na área da Ciência da Informação. Os trabalhos e as discussões em torno deles são apresentados em Grupos de Trabalho, num total de 12, onde se concentram os participantes que trazem à comunidade seus temas de pesquisa. Em 2023, o XXIII ENANCIB será sediado na Universidade Federal de Sergipe, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS). Nessa edição, o tema central será “Das mediações às práticas informacionais: contribuições da Ciência da Informação”.

No Brasil, a área da pós-graduação Stricto sensu em Ciência da Informação é constituída pelos cursos de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado (acadêmico). Tais cursos são responsáveis pela formação de pessoal de nível superior, os quais contribuem para o desenvolvimento social, econômico, educacional, tecnológico e científico nas cinco regiões do país. Para o ENANCIB, o foco são as produções advindas desses cursos, grande fonte de produção do conhecimento científico. O encontro nacional representa um espaço amplo de debates e publicização das pesquisas na área, tornando visível a produção dos programas de pós-graduação para toda comunidade. Além disso, a cada edição, o evento contribui para o compartilhamento, a socialização do conhecimento gerado e o fortalecimento dos grupos de pesquisa e das redes de comunicação científica.

Cada vez mais aprofundado na Ciência da Informação, os estudos sobre mediação da informação, suas extensões e temas intrinsecamente relacionados, como a apropriação, o acesso e uso da informação, a circulação, a competência e as práticas informacionais, têm demonstrado a relevância da dialogia dos atores que se conectam por diferenciadas ferramentas, transcendendo os limites da condição de assistentes e provocando-nos enquanto agentes históricos. No contexto social contemporâneo, cada vez mais desumanizado e menos empático, os estudos sobre mediação têm o papel de trazer à tona a discussão que envolve o diálogo, a multiplicidade dos saberes, o cuidado com o outro, a inclusão e o reconhecimento das diversidades que nos sustentam e que eticamente jamais poderão ser subalternizadas e invisibilizadas, uma vez mais. Portanto, desde o ponto de vista da justiça social entre os povos, esse é o tema escolhido para o XXIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (XXIII ENANCIB), o qual será debatido na mesa de abertura, assim como amplamente discutido de maneira multidisciplinar entre os diferentes Grupos de Trabalho do evento.

Fonte: https://eventos.galoa.com.br/enancib-2023/page/2621-inicio

Acompanhe o DCI e BCI também pelas redes sociais oficiais