Renovação de Matrícula e Inscrição em Disciplinas - 2025/2
A renovação será até o dia 10/08. Informativos enviados por e-mail no dia 01/08. LEIAM ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES.
Os estudantes que necessitarem de auxílio na inscrição enviem e-mail para ccbci@ufscar.br ou entre em contato pelo WhatsApp da Coordenação (16)3351-8389.
O próximo período letivo iniciará no dia 18/08/2025 e término previsto para 20/12/2025.
INFORMATIVO 1: Renovação de Matrícula e Inscrição em Disciplinas
A Coordenação alerta que na próxima segunda, dia 04/08, terá início o período de renovação de matrícula e TODOS os estudantes que desejam permanecer no curso devem entrar no SIGA e fazer a renovação da matrícula. A renovação será até o dia 10/08. O aluno que não realizar a renovação de matrícula perderá a vaga no curso.
Estudantes que estiverem com o curso TRANCADO, obrigatoriamente, devem renovar a matrícula para não perder a vaga.
As inscrições em disciplinas/atividades curriculares serão nos dias 05/08 e 06/08 pelo SIGA. Nestes dias, os estudantes poderão realizar a inscrição nas disciplinas obrigatórias e optativas do curso de BCI.
Atenção!! Primeiramente, na tela de inscrição, se houver, o estudante deve aceitar as disciplinas pré-deferidas clicando e confirmando no único botão da tela, para somente depois efetuar alterações e inserções se desejar, clicando neste mesmo botão. Sempre que fizer alterações ou inserções, lembre-se de salvar e tirar um "print" da tela.
Clique aqui e acesse o tutorial de renovação de matrícula e inscrição em disciplinas. Este tutorial também pode ser acessado pelo sistema SIGA, na tela inicial.
A inscrição em ACIEPEs e disciplinas eletivas (disciplinas que não são ofertadas pelo DCI) no SIGA , será nos dias 08 a 10/08, que é o período de ajuste nas inscrições, ou seja, é o período para o estudante se inscrever nas disciplinas eletivas e ajustar disciplinas indeferidas. Este período também pode ser usado para o estudante que não fez inscrição nas disciplinas obrigatórias e optativas nas datas anteriores, porém ficará na espera de vagas.
Lembramos que se o estudante se inscrever na ACIEPE, no SIGA, em sendo aprovado, a disciplina contará como disciplina eletiva. Caso o estudante queira que a ACIEPE conte como Atividade Complementar, deverá enviar e-mail para o professor responsável da ACIEPE solicitando a inscrição como membro externo e não deverá fazer a inscrição no SIGA. Para receber o certificado de membro externo, o estudante deverá também ser aprovado na ACIEPE, igualmente aquele que se inscreveu no SIGA. Alertamos que a ACIEPE para ser validada como Atividade Complementar deverá ser de 60 horas (04 créditos) ou mais. Apresentando o certificado de 60 horas, serão validadas 30 horas de atividades complementares.
Clique aqui para consultar as ACIEPEs a serem ofertadas por período.
Clique aqui para consultar a Tabela de Atividades Complementares.
O horário das disciplinas e calendário acadêmico podem ser acessados pelo link do site do DCI: https://www.dci.ufscar.br/graduacao/alunos/disciplinas
INFORMATIVO 2: Disciplinas de Estágio
Aqueles que irão se inscrever nas disciplinas de estágio, a Coordenação alerta que o pré-requisito para a inscrição é o estudante ter sido aprovado em pelo menos 540 horas em disciplinas (36 créditos). Esta quantidade de horas é equivalente a 09 disciplinas de 60 horas/04 créditos cada.
Para a inscrição nas disciplinas de estágio, o estudante já deverá ter entrado em contato e sido aceito pelo professor que orientará seu estágio, pois precisará efetuar a inscrição na Turma do professor acordado. Caso não tenha o acordo feito e a Turma do professor esteja completa, o estudante poderá ser transferido para a Turma de outro professor, pois o Departamento limitará as vagas de estágio por professor.
O estudante deverá enviar o Termo de Compromisso de Estágio OBRIGATÓRIO para este e-mail da Coordenação (ccbci@ufscar.br) após a inscrição nas disciplinas de estágio e também para o e-mail do professor do curso que aceitou ser seu orientador de estágio.
IMPORTANTE!! Caso o estudante tenha pré-deferimento em uma turma de estágio que não seja a turma que ele escolheu, orientamos a clicar no botão e aceitar o pré-deferimento e depois clicar novamente neste mesmo botão para alterar a turma do estágio, tirando a seleção da turma incorreta e selecionando a turma correta. Não se esqueçam de salvar e fazer o "print" da alteração!!
O estudante que efetuar a inscrição em disciplinas de estágio deverá apresentar o Termo de Compromisso de Estágio OBRIGATÓRIO para a Coordenação do Curso. Aqueles que NÃO apresentarem o Termo de Compromisso de Estágio poderão ter sua inscrição indeferida. ATENÇÃO!! NÃO serão aceitos termos de estágio NÃO-OBRIGATÓRIO para validar disciplinas de estágio do curso.
O estudante que pretender utilizar o estágio NÃO-OBRIGATÓRIO para cursar as disciplinas de estágio, deverá solicitar Termo ADITIVO alterando o tipo de estágio para OBRIGATÓRIO. Alertamos que algumas Concedentes de estágio, como UFSCar, Embrapa, Educativa, entre outras, quando solicitada a alteração, podem cancelar a bolsa do estágio.
Alertamos ao estudante que já tem inscrição em disciplinas de estágio em 2025/1, verificar se está de Conceito I nas disciplinas de Estágio, pois se estiver, NÃO precisará se inscrever novamente, caso contrário deverá se inscrever. O estudante poderá verificar se está de Conceito I, consultando seu histórico completo no sistema SIGA.
A Coordenação disponibilizou orientações para os estudantes que farão estágio obrigatório (disciplinas de estágio) no site do DCI, link: https://www.dci.ufscar.br/graduacao/alunos/estagio.
Os professores que ofertarão as disciplinas de estágio para o período 2025/2 são:
- Prof.ª Chloe-Turma C;
- Prof.ª Camila-Turma D;
- Prof. Massao-Turma E;
- Prof. Fabiano-Turma F;
- Prof.ª Luzia-Turma G;
- Prof.ª Hayashi-Turma H;
- Prof. Leandro-Turma I;
- Prof. Januário-Turma J;
- Prof.ª Luciana-Turma L;
- Prof. Roniberto-Turma M;
- Prof.ª Paula-Turma P;
- Prof. Rogério-Turma R;
- Prof. Sérgio-Turma S;
- Prof.ª Wanda-Turma W;
- Prof.ª Zaira-Turma Z.
INFORMATIVO 3: Disciplinas de TCC
Aqueles que fizeram ou irão fazer a inscrição na disciplina de TCC 1, deverão ter definido seu professor-orientador, pois precisará providenciar o Termo de Anuência do Orientador, coletando a assinatura do professor-orientador e encaminhar, em PDF, para este e-mail da Coordenação. O termo de anuência pode ser encontrado no link: https://www.dci.ufscar.br/graduacao/graduacao/alunos/documentos/documentos#tcc. Estudantes que não tiverem a confirmação do aceite do professor através do termo de anuência e se inscrever na disciplina de TCC1, serão solicitadas a retirada da inscrição.
Informamos também que os estudantes que estavam de Conceito I ou inscritos na disciplina de TCC1 em 2025/1 e foram reprovados ou trocaram de orientador, deverão apresentar NOVO TERMO DE ANUÊNCIA, para o período/semestre 2025/2.
Lembramos que para o estudante conseguir efetuar a inscrição na disciplina de TCC 1 é necessário ter sido aprovado nas disciplinas de: Comunicação e expressão (062014); Introdução ao trabalho científico (301922); Metodologia da pesquisa científica para BCI (301930); Normas técnicas de informação e documentação (301612). Caso não tenha sido aprovado em uma destas disciplinas, o sistema SIGA rejeitará a inscrição.
Alertamos para que o estudante verifique se está de Conceito I nas disciplinas de TCC, pois se estiver, NÃO precisará se inscrever novamente, caso contrário deverá se inscrever, pois não será permitida a inscrição após as datas determinadas no calendário. O estudante poderá verificar se está de Conceito I, consultando seu histórico completo no sistema SIGA.
Alertamos para que o estudante verifique se está de Conceito I nas disciplinas de TCC, pois se estiver, NÃO precisará se inscrever novamente, caso contrário deverá se inscrever, pois não será permitida a inscrição após as datas determinadas no calendário. O estudante poderá verificar se está de Conceito I, consultando seu histórico completo no sistema SIGA.
IMPORTANTE!! Caso o estudante tenha pré-deferimento em uma turma de TCC que não seja a turma que ele escolheu, orientamos a clicar no botão e aceitar o pré-deferimento e depois clicar novamente neste mesmo botão para alterar a turma do TCC, tirando a seleção da turma incorreta e selecionando a turma correta. Não se esqueçam de salvar e fazer o 'print" da alteração!!
Os professores que ofertarão as disciplinas de TCC 1 e 2 para o período 2025/2 são:
Os professores que ofertarão as disciplinas de TCC 1 e 2 para o período 2025/2 são:
- Prof.ª Chloe-Turma C;
- Prof.ª Camila-Turma D;
- Prof. Massao-Turma E;
- Prof. Fabiano-Turma F;
- Prof.ª Luzia-Turma G;
- Prof.ª Hayashi-Turma H;
- Prof. Leandro-Turma I;
- Prof. Januário-Turma J;
- Prof.ª Luciana-Turma L;
- Prof. Roniberto-Turma M;
- Prof.ª Paula-Turma P;
- Prof. Rogério-Turma R;
- Prof. Sérgio-Turma S;
- Prof.ª Wanda-Turma W;
- Prof.ª Zaira-Turma Z.
INFORMATIVO 4: Perguntas Frequentes e Alertas
Abaixo divulgamos algumas perguntas frequentes e alertas para as inscrições em disciplinas/atividades curriculares.
ALERTA: Inscrições feitas pelo celular podem ter problemas de configuração com o SIGA, principalmente em celulares desatualizados. Na secretaria do curso temos notebooks e desktops para aqueles que precisarem fazer a inscrição.
PERGUNTA: Como confirmo que minha inscrição foi feita?
Para os estudantes que apenas tiverem disciplinas PRÉ-DEFERIDAS e não incluirão outras disciplinas, após clicar no botão laranja, as disciplinas PRÉ-DEFERIDAS passarão a ser DEFERIDAS. O estudante poderá verificar em "Inscrições e Resultados" na ABA "Atividades Solicitadas", na última coluna "Status da Solicitação", que a disciplina foi deferida, conforme figura abaixo.
Para os estudantes que ou não possuem disciplinas Pré-Deferidas ou possuem disciplinas Pré-Deferidas, clicando no mesmo botão laranja, entrarão na tela para alteração das inscrições. Após feita a alteração, NÃO ESQUECER de clicar no botão SALVAR, no final da tela. Neste momento aparecerá a informação de "Registro Incluído com Sucesso". Após esta mensagem, o estudante volta para a tela de "Inscrições e Resultados" e verifica o "Status da Solicitação" na Aba "Atividades Solicitadas". Pode-se ter 02 Status: Deferida ou Em Espera.

ALERTA: O estudante que tem disciplinas PRÉ-DEFERIDAS, não consegue fazer alteração se não aceitar primeiramente as disciplinas PRÉ-DEFERIDAS. Após o aceite, o estudante clica no mesmo botão que abrirá a tela para alteração das inscrições.
PERGUNTA: O que são disciplinas pré-deferidas?
São disciplinas que fazem parte do perfil do aluno, ou seja, disciplinas oficiais de cada período. Se o aluno for reprovado em alguma disciplina, quando ele refazer esta disciplina, será disciplina FORA do perfil.
ALERTA: Tirar uma foto/print da tela com as disciplinas/atividades curriculares Deferidas/Em Espera.
ALERTA: O estudante que renovar a matrícula porém esquecer da inscrição em disciplinas/atividades curriculares, tanto no período de inscrição como no período de ajustes, não conseguirá fazer inscrição em outro momento e ficará um período sem disciplinas, podendo, a depender do período anterior, perder a vaga no curso.
PERGUNTA: Perdi o período de inscrição em disciplinas obrigatórias e optativas, posso fazer a inscrição nestas disciplinas durante o período de ajuste de inscrição?
Sim, porém o deferimento da vaga vai depender de haver vaga disponível.
PERGUNTA: Qual a diferença de disciplinas optativas e eletivas?
Disciplinas Optativas são aquelas ofertadas pelo Departamento de Ciência da Informação enquanto as disciplinas eletivas são as disciplinas ofertadas por outros Departamentos. ACIEPES também são consideradas disciplinas eletivas para o curso de BCI quando o estudante se inscrever pelo SIGA.
PERGUNTA: Onde encontro as ACIEPES?
No link: https://www.proex.ufscar.br/aciepes
PERGUNTA: Tem outros Departamento que ofertam disciplinas optativas para o curso de BCI?
Sim e são as seguintes:
201006-INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS I(Departamento de Psicologia-30 horas/02 créditos);
1002244-ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS DOS ALGORITMOS E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL(Departamento de Ciências Sociais-60 horas/04 créditos);
180041-INTRODUÇÃO À FILOSOFIA(Departamento de Filosofia-60 horas/04 créditos).
PERGUNTA: Quantas disciplinas optativas e quantas eletivas o estudante de BCI precisa fazer?
É necessário fazer 120 horas / 08 créditos de disciplinas optativas e a mesma quantidade de disciplinas eletivas.
ALERTA: Disciplinas optativas, quando completadas as 120 horas exigidas, podem ser feitas para eliminar disciplinas eletivas, mas eletivas NÃO podem eliminar optativas.
PERGUNTA: Há limites de disciplinas optativas e eletivas que podem ser cursadas?
Não.
PERGUNTA: Estou no início do curso e fui reprovado em uma disciplina, como fica minha situação?
A maioria das disciplinas do curso não possuem requisitos, ou seja, não precisam que o estudante tenha cursado e sido aprovado em uma disciplina prévia. Desta forma, na maioria das situações o estudante consegue efetuar a inscrição nas disciplinas do período seguinte. Porém há disciplinas no início do curso que se o estudante não for aprovado, não conseguirá a inscrição em outras do final do curso porque as disciplinas do final do curso necessitam da aprovação nas do início do curso. Na dúvida, clique aqui e consulte o projeto pedagógico do curso procurando as disciplinas com pré-requisito.
PERGUNTA: As disciplinas são ofertadas todos os períodos/semestres?
Não. As disciplinas são separadas por períodos, ou seja, disciplinas ofertadas em períodos ímpares, somente são ofertadas neste período, assim como as de períodos pares. Assim, se o estudante for reprovado na disciplina do período 2025/1, somente conseguirá cursar novamente esta disciplina em 2026/1. O mesmo raciocínio para as disciplinas do período 2025/2 que somente serão ofertadas novamente em 2026/2.
PERGUNTA: Terminei todas as atividades curriculares exigidas no curso, o que faço? Renovo a matrícula? Como fica minha situação?
O estudante que está no último período do curso, tem seu status alterado de "Cursando" para "Candidato a Formatura". Quando todas as atividades curriculares são cumpridas, o sistema automaticamente inativa a matrícula do estudante, mudando seu status para "FormaNDO" e quando é feita a colação de grau, o status muda para "FormaDO". Porém, se no período de renovação de matrícula ainda não estiver inativo, indicamos que o estudante efetue a renovação da matrícula.
PERGUNTA: Como é o processo de colação de grau?
As colações de grau são organizadas pela ProGrad e pode-se acompanhar as publicações e orientações no link: https://www.prograd.ufscar.br/pt-br/estudantes/colacao-de-grauTambém é enviado e-mail pela ProGrad com orientações.
PERGUNTA: O que acontece com meu e-mail institucional após a inativação da minha matrícula? E o acesso ao SIGA?
O e-mail institucional, após um período, normalmente de 06 meses, é desativado, ou seja, é perdido o acesso e seu conteúdo.
O acesso ao sistema SIGA é mantido.
INFORMATIVO 5: Recurso para Perda de Vaga
Aqueles que perderam a vaga no curso poderão apresentar recurso preenchendo o formulário do link (https://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/recurso) juntamente com a documentação que comprove a justificativa indicada no formulário.
O estudante que perdeu a vaga deverá assinalar no formulário de recurso a opção "Reintegração com Inscrição em Atividades Curriculares" e indicar no quadro deste formulário as disciplinas que solicita a inscrição.
O Formulário do Recurso e os documentos de comprovação devem ser enviados, em formato PDF, para este e-mail da Coordenação (ccbci@ufscar.br), até a data de 22/08 (sexta-feira).