Lançamento de E-book

"Produção e compartilhamento de conhecimento científico no contexto nacional de inovação: análise do papel e contribuição da Universidade Pública" de autoria da profa. Elaine da Silva


URL: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/392
DOI: https://doi.org/10.36311/2023.978-65-5954-381-6
Resumo: A produção de conhecimento científico é uma das atividades base da universidade pública brasileira. Compartilhar o conhecimento produzido com outros segmentos é um dever, uma vez que a universidade pública recebe recursos públicos seja da União, seja dos Estados da Federação. O desenvolvimento social, econômico, tecnológico, cultural, entre outros, depende das descobertas realizadas no âmbito acadêmico-científico que, uma vez compartilhadas, propiciam inovação e diferenciais competitivos.
No âmbito político, é sine qua non a existência de um sistema nacional de inovação alicerçado por políticas públicas e institucionais que fortaleçam e consolidem ações integradas e, assim, possibilitem processos inovativos que atendam as demandas e necessidades da sociedade. Investir em Ciência & Tecnologia se constitui em um desafio, pois requer legislação e normativas de fomento, infraestrutura moderna, pessoal altamente capacitado e sistemas integrados.
Este livro discute essas questões e, em especial, enfoca a necessidade de se impulsionar as interações entre os agentes do ecossistema inovativo.

Acompanhe o DCI e BCI também pelas redes sociais oficiais