InformaSUS-UFSCar: Comunicação Social relacionada à Covid-19

InformaSUS

O InformaSUS-UFSCar surgiu em 15 de março de 2020 a partir do esforço coletivo entre docentes, técnicos e alunos da UFSCar, mobilizados após a criação do Comitê de Controle e Cuidados em relação ao Novo Coronavírus, instituído, por sua vez, em 12 de março de 2020, através da portaria GR Nº 4369 da Reitoria da UFSCar.

Esse coletivo conformou-se em grupo de discussão de forma rápida e emergencial via redes sociais. Houve um diagnóstico epidemiológico, social e político sobre os possíveis impactos imediatos a médio e longo prazo. Neste diagnóstico foi consenso que havia em circulação muitas notícias falsas sobre a Covid-19 e uma dificuldade evidente de organização de informações oficiais e científicas, dificultando sua interpretação, análise crítica e acesso da população geral.

Nesse contexto, foi proposto a construção de um Plano de Comunicação Social em relação à Covid-19 que apoiasse o trabalho da Comissão de Controle e Cuidados em relação ao Novo Coronavírus, no âmbito da UFSCar promovendo, portanto, a organização de informações de qualidade científica para acesso da população geral e da própria comunidade universitária da UFSCar.

Desse modo inicia-se a Proposta de Comunicação Social relacionada à Covid-19 chamada InformaSUS-UFSCar. Equipes temáticas estão articuladas em áreas específicas para a pesquisa, organização, checagem e produção de conteúdos para imprensa, internet e mídias sociais, qualificando assim as informações disponibilizadas ao público e auxiliando no controle da pandemia e ao combate de notícias falsas.

Fonte: InformaSUS-UFSCar