Programa de Educação Tutorial - PET-BCI

PET BCI

O Programa de Educação Tutorial (PET), criado pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e regulamentado pela Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, destina-se a fomentar grupos de aprendizagem tutorial mediante a concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e de bolsas de tutoria a professores tutores de grupos do PET.

O PET organiza-se academicamente a partir das formações em nível de graduação, mediante a constituição de grupos de estudantes de graduação, sob a orientação de um professor tutor, para a realização de atividades que possibilitem uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvam ensino, pesquisa e extensão.

Os estudantes de grupos do PET recebem mensalmente uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais). (Fonte: Portal MEC)

O PET BCI UFSCar tem por objetivo capacitar alunos de graduação em atividades integradoras de ensino, pesquisa e extensão, na confluência temática “A multiplicidade de atuação do profissional da informação em Biblioteconomia e Ciência da Informação na sociedade contemporânea”, agregando os seguintes campos básicos de sua formação:

1. Análise e representação informação
  2. Disseminação da informação
  3. Gestão de unidades e serviços de informação
  4. Gestão e preservação do patrimônio e das referências histórico-culturais
  5. Uso de tecnologias da informação e da comunicação e conteúdos correlacionados

(Fonte: Página do PET-BCI)

Conheça mais sobre as atividades, treinamentos, pesquisa, eventos, projetos e processos seletivos do PET-BCI acessando a página oficial do programa: http://www.petbci.ufscar.br/.