Institucional

Conheça um pouco mais sobre o Departamento de Ciência da Informação e sua história

Imagem do Logotipo do DCI

Criado em 24 de setembro de 1996, o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (DCI/UFSCar) é responsável pelo curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e também pelo curso de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Informação - PPGCI.  

Está vinculado também aos cursos de especialização lato sensu MBA Informação, Tecnologia e Inovação - ITI.

Atualmente o DCI dispõe de 16 docentes e 4 servidores técnicos-administrativos.


História

Em 1994, a Universidade Federal de São Carlos implantou o Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e constituiu o Núcleo de Biblioteconomia e Ciência da Informação junto ao Departamento de Letras – DL do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH.

Ao final do ano de 1995 o corpo docente elaborou uma proposta de criação do Departamento de Ciência da Informação, cuja aprovação se deu na 269ª Reunião do Conselho Interdepartamental do CECH, no dia 14 de dezembro de 1995 e posteriormente no Conselho de Ensino e Pesquisa – CEPE, em sua 181ª reunião em 11 de julho de 1996, após parecer favorável emitido pela professora Sandra R. C. Antonini, relatora do processo de criação do departamento.

Por fim, o Conselho Universitário – ConsUni, através da resolução 279/96 de 12 de setembro de 1996, aprovou a criação do Departamento de Ciência da Informação, oficializada pela Portaria GR 1364/96 em 24 de setembro de 1996, que estabelece: “[...] fica criado o Departamento de Ciência da Informação, vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas [...]”.

Entre muitos marcos importantes para a história do DCI, destaca-se a mudança para o prédio próprio, juntamente com o Departamento de Educação (DEd), em junho de 2015 e a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, em 2016.

Conheça um pouco mais da história do departamento na Página Comemorativa DCI 25 Anos.

Confira também nosso histórico de chefias.

Acompanhe o DCI e BCI também pelas redes sociais oficiais