ACIEPE: Levantamento de dados e fontes de informação científicas em acesso aberto acerca do COVID-19

ACIEPE será ofertada no Período Letivo Suplementar de 04/05/2020 à 26/06/2020

Diante do surto da pandemia do COVID-19, o acesso às evidências científicas confiáveis em tempo hábil, se torna cada vez mais necessário. Familiares de pacientes, potenciais pacientes eles mesmos, profissionais de saúde e informação que trabalham em contextos privados do acesso à informação científica via os canais e plataformas chanceladas pelas grandes editoras comerciais e serviços de indexação, e assim sendo, canais pagos, precisam acessar informações por outros meios. Muitos provedores de conteúdo científico estão oferecendo acesso gratuito aos acervos eletrônicos (e-content collections) para apoiar usuários de todos os segmentos da sociedade neste momento histórico tão delicado e sem precedentes para a humanidade. Diante do colocado, a presente ACIEPE visa instrumentalizar seus participantes a adquirir competências informacionais para identificar necessidades informacionais, elaborar estratégias eficazes de busca e recuperação pela informação, acessar e avaliá-la, além de gerenciar e usá-la (incluindo seu compartilhamento) de forma ética.

Carga Horária Prevista: 60 horas (20 horas de atividades teóricas e 40 horas de atividades práticas, orientadas pelos docentes)

Número de vagas: 45 (35 vagas para alunos de graduação da UFSCar e 10 para público externo)

Local de oferta: as reuniões ocorrerão em plataformas digitais (Google Meet, Classroom ou Microsoft Teams), cujos links serão divulgados posteriormente.

Contato e inscrições

Os participantes externos deverão se inscrever enviando e-mail para aciepe.infodados.covid19@gmail.com, com o assunto: "Inscrição na ACIEPE InfoDados COVID-19"

Para os alunos, a inscrição será feita via SIGA e a ACIEPE poderá ser realizada como Disciplina Eletiva ou Atividade Complementar.

Passo a passo:
  1. Entre no SIGA através do link: https://sistemas.ufscar.br/siga/
  2. No menu à esquerda, clicar em "Aluno" > "Matrícula";
  3. À direita do menu, clicar no número laranja na primeira coluna denominada "Matrícula";
  4. Aparecerá um novo menu, onde deve ser clicado no item "Inscrições e Resultados";
  5. Na aba "Período Letivo", Clicar no período suplementar;
  6. Na tela seguinte, à direita, haverá um botão laranja "Alterar solicitações" > clique nele para entrar na tela de solicitação da disciplina;
  7. Provavelmente a ACIEPE estará localizada na aba com a descrição "atividades fora da matriz";
  8. Haverá a oferta de diversas ACIEPEs. Você poderá se inscrever em mais de uma. Selecione a "caixinha" após o nome da ACIEPE escolhida, à frente da letra da turma (que provavelmente será a Turma A);
  9. Clique em Salvar para registrar sua solicitação.
  10. Orientamos que dê um "print" na tela após a mensagem de registro com sucesso, indicando que sua solicitação está em espera.

Alguns estudantes que estão inscritos no período regular em uma atividade e que pretendam se inscrever no período suplementar estão tendo problemas na inscrição. Se for o seu caso, encaminhe um e-mail para a digra@ufscar.br com seu nome, RA e o código da atividade.

Acompanhe o DCI e BCI também pelas redes sociais oficiais