Nossa História

Conheça um pouco mais sobre o Departamento de Ciência da Informação e sua história

Em 1994, a Universidade Federal de São Carlos implantou o Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e constituiu o Núcleo de Biblioteconomia e Ciência da Informação junto ao Departamento de Letras – DL do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH.

Ao final do ano de 1995 o corpo docente elaborou uma proposta de criação do Departamento de Ciência da Informação, cuja aprovação se deu na 269ª Reunião do Conselho Interdepartamental do CECH, no dia 14 de dezembro de 1995 e posteriormente no Conselho de Ensino e Pesquisa – CEPE, em sua 181ª reunião em 11 de julho de 1996, após parecer favorável emitido pela professora Sandra R. C. Antonini, relatora do processo de criação do departamento. Por fim, o Conselho Universitário – ConsUni, através da resolução 279/96 de 12 de setembro de 1996, aprovou a criação do Departamento de Ciência da Informação, oficializada pela Portaria GR 1364/96 em 24 de setembro de 1996, que estabelece: “[...] fica criado o Departamento de Ciência da Informação, vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas [...]”.

Foram nomeados para a chefia do departamento “pró-tempore” em 08 de outubro de 1996 a professora Elizabeth Márcia Martucci e o professor Sérgio Luís da Silva, em sessão solene no anfiteatro da Reitoria, data que marca a instalação do Departamento de Ciência da Informação na UFSCar.

Entre muitos marcos importantes para a história do DCI, destaca-se a recente mudança para o prédio próprio, juntamente com o Departamento de Educação - DEd, em junho de 2015 e a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI, em 2016. 

Alguns números do Departamento de Ciência da Informação e de suas unidades vinculadas até fevereiro de 2020:

Discentes

Quadro de Servidores

  • 16 docentes titulares
  • 2 docentes substitutos
  • 4 técnicos-administrativos
  • 2 estagiários 

 

 

Acompanhe o DCI e BCI também pelas redes sociais oficiais